Fui preso! e agora?

6defe73f8784f5fd86d1cf831b5982b9

Fui Preso! E Agora? Como Lidar com a Prisão e Quais São Seus Direitos

Sabemos que quando se é preso, alguém da família, ou algum conhecido passa por essa situação, há uma mistura enorme de sentimentos, que varia desde o medo, até a raiva por isso ter acontecido, portanto, nesse momento o mais importante é manter a calma e agir com a razão, apesar de muitas vezes ser muito difícil.

Quando isso acontece, inicialmente precisamos saber qual o motivo da prisão, então é extremamente importante identificar se é uma prisão cautelar, ou uma prisão definitiva (execução da pena).

Diferença entre prisão cautelar e prisão definitiva

Prisão Cautelar: em breves palavras, a prisão cautelar se dá para assegurar a presença do acusado no processo judicial e evitar que ele cometa novos crimes ou atrapalhe as investigações, essa prisão pode acontecer durante as investigações e a instrução do processo.

Prisão Definitiva ou Prisão Para Execução da Pena: essa prisão acontece quando o processo criminal chega ao final, e aquele que foi condenado a uma pena deverá cumpri-la de acordo com o que foi estabelecido pela sentença penal condenatória.

Tá, mas e a prisão em flagrante, onde ela fica nessa classificação?

Então, a prisão em flagrante se dá quando aquele que está cometendo o crime, acabou de praticar a infração, que é perseguido em situação que se faça presumir ser o autor do crime, ou que é encontrado com instrumentos, armas ou demais objetos do delito.

Essa prisão em flagrante pode evoluir para uma prisão cautelar, se o juiz entender ser necessária.

Quais São os Direitos de Uma Pessoa Presa? Saiba o Que Fazer

Após uma breve explicação, passemos para o assunto mais importante do presente texto, saber quais são os direitos daquele que é preso, passemos então para os direitos:

1 – Saber o motivo da prisão: Quando se é preso, a autoridade que está realizando a prisão deverá informar o motivo pelo qual está sendo preso.

2 – Informar que foi preso: Quando houver a prisão, aquele que foi preso poderá indicar uma pessoa de confiança para que saiba da sua prisão, seja algum familiar, ou então um terceiro.

3 – Exercer o seu direito ao silêncio: Não há a necessidade de responder a nenhuma pergunta da autoridade sem a presença de um advogado, inclusive, esse direito deve ser informado quando do início do depoimento perante a autoridade, caso não seja informado o direito ao silêncio isso irá gerar uma nulidade no processo.

4 – Solicitar um advogado: Você tem direito à presença de um advogado durante todo o processo, inclusive durante a investigação policial. O ideal é ter sempre um advogado criminal lhe  acompanhando, desde a fase inicial que se dá durante a investigação, até a fase final onde se judicializa o processo, pois ele saberá as minúcias, e as melhores formas de fazer uma defesa técnica e efetiva.

A Importância de um Advogado Criminalista

É importante saber os seus direitos, porém, o aconselhável é sempre procurar um advogado criminalista de sua confiança, pois ele terá a formação necessária para melhor auxiliar, tanto quando se é preso, como também durante o processo penal.

© 2024 SW Advocacia e Assessoria | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Mr. Duck Marketing

Apresentação de Recursos

Entrar com recursos de sentença ou apelações em instâncias superiores caso haja erros processuais ou injustiças na decisão judicial.

Consultoria Legal

Fornecer orientação legal sobre direitos e procedimentos legais, especialmente quando alguém é acusado de um crime.

Representação em Tribunal

Defender os clientes em processos criminais, desde audiências preliminares até julgamentos, visando obter resultados favoráveis.

Assistência Durante Interrogatórios

Aconselhar e representar clientes durante interrogatórios policiais para proteger seus direitos e evitar auto-incriminação.

Negociação de Acordos

Negociar para obter acordos favoráveis, como redução de acusações ou sentenças reduzidas.

Preparação de Defesa

Investigar o caso, reunir evidências e depoimentos de testemunhas para construir uma defesa sólida.